Literatura e cinema

a construção das personagens Glória e madama Carlota em A Hora da Estrela

Autores

  • Ray da Silva Santos Centro Universitário AGES (UniAGES)

Palavras-chave:

literatura, cinema, adaptação, interdisciplinaridade, A Hora da Estrela

Resumo

Em uma perspectiva interdisciplinar entre os campos da literatura e do cinema, o presente artigo se propõe a identificar semelhanças e diferenças nas construções das personagens Glória e madama Carlota nas narrativas A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, e na adaptação cinematográfica homônima de Suzana Amaral. Para isso, foram analisados alguns recursos da linguagem cinematográfica (como os figurinos e a paleta de cores) para a construção das personagens, bem como a construção criada e explicitada pela autora Clarice Lispector. Foi analisado, também, por meio de fotogramas do filme, como ambas as personagens foram caracterizadas. Após as análises, percebeu-se a interpretação de Susana Amaral da obra literária de Clarice Lispector diluída em sua obra cinematográfica e, aliando a sua visão de mundo com os recursos que a linguagem do cinema dispõe, houve-se uma transformação do texto literário em sons, cores, imagens e movimentos no objetivo de construir as personagens Glória e madama Carlota e, consequentemente, de materializar a sua interpretação da obra literária clariceana.

Biografia do Autor

Ray da Silva Santos, Centro Universitário AGES (UniAGES)

Graduado em Letras Vernáculas (UniAGES); especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UCAM); mestrando pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE), na Universidade Federal de Sergipe, vinculado à linha de pesquisa Cinema, Linguagem e Relações Estéticas

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos