A produção de hipercontos

potencialidades para a formação de professores em uma perspectiva dos multiletramentos

Autores

  • Pedro Henrique Cardoso Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

hiperconto, multiletramentos, formação de professor

Resumo

Diante dos avanços tecnológicos vivenciados pela sociedade contemporânea, torna-se essencial o estudo de como essas tecnologias podem favorecer o ambiente pedagógico. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as potencialidades do gênero textual hiperconto para o aprimoramento das habilidades relacionadas aos multiletramentos. Dessa forma, problematiza-se a formação docente e o ensino da escrita que não contempla de maneira plena os multiletramentos. Para tal, analisou-se um projeto desenvolvido por futuros professores que produziram e trabalharam com o gênero digital hiperconto. Como fundamentação teórica, utilizaram-se estudos desenvolvidos por Rojo (2012), Moran (1995) e Koch (2007). No decorrer da pesquisa, evidenciaram-se fragilidades referentes à formação docente que precisam ser trabalhadas para que os futuros professores estejam realmente preparados tanto tecnológica quanto metodologicamente.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Cardoso, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduando do 4º período de Letras

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora do Departamento de Estudos da Linguagem

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos