A produção de hipercontos
potencialidades para a formação de professores em uma perspectiva dos multiletramentos
Palavras-chave:
hiperconto, multiletramentos, formação de professorResumo
Diante dos avanços tecnológicos vivenciados pela sociedade contemporânea, torna-se essencial o estudo de como essas tecnologias podem favorecer o ambiente pedagógico. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as potencialidades do gênero textual hiperconto para o aprimoramento das habilidades relacionadas aos multiletramentos. Dessa forma, problematiza-se a formação docente e o ensino da escrita que não contempla de maneira plena os multiletramentos. Para tal, analisou-se um projeto desenvolvido por futuros professores que produziram e trabalharam com o gênero digital hiperconto. Como fundamentação teórica, utilizaram-se estudos desenvolvidos por Rojo (2012), Moran (1995) e Koch (2007). No decorrer da pesquisa, evidenciaram-se fragilidades referentes à formação docente que precisam ser trabalhadas para que os futuros professores estejam realmente preparados tanto tecnológica quanto metodologicamente.