Libras

desafios no contexto escolar

Autores

  • Lucimara Grando Mesquita Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste)
  • Ana Paula Almada Pimentel Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste)
  • Anderson Geraldo Rodrigues Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Libras, educação inclusiva, professores

Resumo

A educação inclusiva, reconhecendo a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na sala de aula, necessita de profissionais adaptados a esse novo método de ensino, pois considera esse movimento pedagógico uma ferramenta para a inclusão dos alunos com problemas auditivos. Nesse sentido, propõe-se, neste artigo, demonstrar a importância da Libras na sala de aula, abordando a necessidade dos professores em dominá-la. Pautando-nos nesse enfoque, definimos como objetivo geral evidenciar a obrigação da língua de sinais na rede regular de ensino e como objetivos específicos verificar as dificuldades encontradas pelo aluno surdo na sala de aula e demostrar a dificuldade da comunidade escolar em adaptar-se a essa nova realidade. Para o cumprimento dos objetivos, realizamos a pesquisa bibliográfica buscando compreender como a inclusão dos alunos surdos na escola regular pode ser efetivada.

Biografia do Autor

Lucimara Grando Mesquita, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste)

Graduanda de Pós-graduação

Ana Paula Almada Pimentel, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste)

Graduanda do 5º período de Letras

Anderson Geraldo Rodrigues, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Mestrando em Letras - UFSJ. Professor de LIBRAS - IF SUDESTE MG - Campus São João Del-Rei

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos