Vozes da mídia, vozes na mídia
uma análise a partir do conceito de polifonia de Mikhail Bakhtin
Palavras-chave:
discurso, mídia, polifonia, vozesResumo
O presente artigo, resultado de um projeto de iniciação científica, possui como escopo precípuo a discussão decorrente da análise de um corpus composto por variado material de revistas e de jornais de suporte digital – de natureza verbal – com a finalidade de verificar como os lugares sociais e as posições ideológicas da mídia brasileira constituem-se a partir das vozes que representam, sejam suas, sejam de outros. Para fazê-lo, fundamentamo-nos no referencial teórico-epistemológico de Mikhail Bakhtin [1895-1975], filósofo russo, e do Círculo de Bakhtin, atribuindo centralidade ao conceito de polifonia. Dado o exposto, direcionamo-nos à compreensão de como se dá a relação entre as vozes e os lugares sociais representados pelos meios analisados, a partir dos espaços nos quais se constituem, fazem atribuições axiológicas e constroem sentido a dado objeto discursivo, a si e ao seu outro. Entendemos que a relevância de nossa pesquisa situa-se no seu caráter analítico e especulativo de produções verbais jornalísticas cuja circulação se dá em ambiente virtual, o que potencializa a sua difusão e dispersão. Ainda, compreendemos que, ao fazê-lo, abrem-se a nós meios de análise das posições enunciativo-ideológicas nas quais os diversos meios jornalístico-midiáticos se constituem em relação dialógica (conflituosa) e interativa.