O best-seller e sua importância no letramento literário escolar

Autores

  • Sara Goretti Ferreira Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA)
  • Ray da Silva Santos Universidade Candido Mendes (UCAM)
  • Camila Ferreira de Carvalho Centro Universitário AGES (UniAGES)

Palavras-chave:

letramento literário, cânone literário, best-seller

Resumo

O termo Letramento surge em um cenário em que não é mais suficiente ser alfabetizado, isto é, saber escrever (codificar) e saber ler no sentido restrito de decodificar, trazendo, em si, a proposta de efetivar a aprendizagem de tais saberes e de torná-los significativos não somente às atividades desenvolvidas na escola, mas também demonstrando igual relevância às práticas sociais e extraescolares dos alunos. O letramento literário, por sua vez, vai além, pois tem como base a linguagem-palavra literária, essa que nomeia o mundo por meio da estética e da subjetividade, exigindo, assim, o contato com os mais variados textos. Nas escolas, no entanto, as práticas de leitura se limitam apenas ao estudo das obras canônicas, excluindo, de certa forma, os demais textos, em especial os best-sellers. Logo, no modo de condução do processo de formação literária, pode-se afirmar que são vários os fatores que negam aos estudantes a possibilidade de vivenciar situações de efetivo letramento literário. Por isso, dentro dos limites previstos, buscar-se-á analisar, de maneira lacônica, as causas da negação de espaço à literatura de best-seller nas atividades de letramento literário, em uma época em que são os livros dessa categoria comumente requisitados pelos jovens. Com o intuito de abordar tais problemáticas, foram seguidos os objetivos de verificar o porquê da resistência por parte da matriz curricular nacional quanto à contemplação de obras não canônicas nas aulas de literatura, o de descrever limitações impostas por essa resistência da base curricular para a efetivação do letramento literário, a fim de apontar contribuições da literatura de best-seller para o desenvolvimento do potencial subjetivo leitor.

Biografia do Autor

Sara Goretti Ferreira, Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA)

Graduada em Letras Vernáculas pela UniAGES. Especializando-se em Metodologia e Prática no Ensino em Língua Portuguesa pela FAIARA. Professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual da Bahia

Ray da Silva Santos, Universidade Candido Mendes (UCAM)

Graduado em Letras Vernáculas pela UniAGES. Especializando-se em Estudos Linguísticos e Literários pela UCAM

Camila Ferreira de Carvalho, Centro Universitário AGES (UniAGES)

Graduada em Letras Vernáculas

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos