O best-seller e sua importância no letramento literário escolar
Palavras-chave:
letramento literário, cânone literário, best-sellerResumo
O termo Letramento surge em um cenário em que não é mais suficiente ser alfabetizado, isto é, saber escrever (codificar) e saber ler no sentido restrito de decodificar, trazendo, em si, a proposta de efetivar a aprendizagem de tais saberes e de torná-los significativos não somente às atividades desenvolvidas na escola, mas também demonstrando igual relevância às práticas sociais e extraescolares dos alunos. O letramento literário, por sua vez, vai além, pois tem como base a linguagem-palavra literária, essa que nomeia o mundo por meio da estética e da subjetividade, exigindo, assim, o contato com os mais variados textos. Nas escolas, no entanto, as práticas de leitura se limitam apenas ao estudo das obras canônicas, excluindo, de certa forma, os demais textos, em especial os best-sellers. Logo, no modo de condução do processo de formação literária, pode-se afirmar que são vários os fatores que negam aos estudantes a possibilidade de vivenciar situações de efetivo letramento literário. Por isso, dentro dos limites previstos, buscar-se-á analisar, de maneira lacônica, as causas da negação de espaço à literatura de best-seller nas atividades de letramento literário, em uma época em que são os livros dessa categoria comumente requisitados pelos jovens. Com o intuito de abordar tais problemáticas, foram seguidos os objetivos de verificar o porquê da resistência por parte da matriz curricular nacional quanto à contemplação de obras não canônicas nas aulas de literatura, o de descrever limitações impostas por essa resistência da base curricular para a efetivação do letramento literário, a fim de apontar contribuições da literatura de best-seller para o desenvolvimento do potencial subjetivo leitor.