A fonoestilística na poesia de Cruz e Souza

Autores

  • Bruno Felipe Marques Pinheiro Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Grasiele Santos Catete Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Lucas Santos Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

estilística, fonoestilística, Cruz e Souza, estilo

Resumo

A presente pesquisa utiliza a Estilística Literária apenas como corpus para o estudo do poema “Violões que choram”, do poeta simbolista Cruz e Souza. A análise em questão dá foco para a questão da intuição do autor e da intuição atualizadora do leitor, retirando elementos expressivos, entretanto, analisando seu corpus segundo a Estilística Linguística, mais precisamente a sonora. O intuito desta análise é, por meio dos aspectos sonoros, perceber o estilo que o poeta Cruz e Souza traz para seu poema e o que sua linguagem expressa por meio das formas, ideias e sentimentos que vão individualizá-lo.

Biografia do Autor

Bruno Felipe Marques Pinheiro, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduando de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de Iniciação Científica e participante do Grupo de Estudos em Leitura Literária (ELL)

Grasiele Santos Catete, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda de Letras Vernáculas da Universidade Federal Sergipe. Bolsista de Iniciação Científica e participante do Grupo de Linguagem, Interação e Sociedade (Gelins)

Lucas Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduando de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de Iniciação Científica e participante do Grupo de Linguagem, Interação e Sociedade (Gelins)

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos