Uma sinfonia desarmônica

a polifonia no romance cardosiano Crônica da casa assassinada

Autores

  • Amanda Gonçalves de Paula Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fernanda Silva Ferreira Queiroz Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fabiana Ferreira dos Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Crônica da casa assassinada, Lúcio Cardoso, polifonia, romance

Resumo

Este trabalho analisou a polifonia no romance cardosiano Crônica da casa assassinada, publicado em 1959. Desse modo, buscou-se compreender como foi arquitetada a estrutura narrativa da obra, tendo em vista a complexidade da trama e dos personagens. O estudo também mensurou como o autor projetou de forma desordenada o enredo, construindo um quebra-cabeça fora da ordem cronológica, por meio de cartas, confissões, diários, narrativas, pós-escritos e livro de memórias. Sendo assim, foi possível observar a autonomia das múltiplas vozes que compõem o enredo e como Lúcio Cardoso trouxe ao público esse novo estilo literário, que envolve a falta de linearidade e a pluralidade de narradores.

Biografia do Autor

Amanda Gonçalves de Paula, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 3º período de Letras

Fernanda Silva Ferreira Queiroz, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 3º período de Letras

Fabiana Ferreira dos Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do curso de Letras

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos