A Reforma do Ensino Médio e a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos

uma análise voltada para a educação brasileira

Autores

  • Ana Luísa Silva e Souza Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Giovanna de Deus Barbosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helen Corrêa Solis Neves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Teto dos Gastos, igualdade material

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a compatibilidade normativa dos dispositivos da Lei 13.415 de 2017 e a Emenda Constitucional 95 de 2016. A primeira parte traz uma abordagem sobre a Medida Provisória 746 de 2016, que propôs o implemento das escolas de Ensino Médio em tempo integral e sua constitucionalidade. A segunda, sobre a Emenda Constitucional 95 de 2016 que limita por 20 anos os gastos públicos. A terceira, sobre as disparidades entre a Lei 13.415 de 2017 – antiga Medida Provisória 746 de 2016 – e a Emenda Constitucional 95. Diante do exposto, conclui-se que o Ensino Médio Brasileiro precisa sim de mudanças, porém, de mudanças que sejam feitas conjuntamente com a sociedade, de forma a garantir plenamente a efetivação do direito à educação, com prudência e senso de humanidade para tamanha mudança, e não uma modificação unipessoal. Visto a emergência do problema com a Reforma do Ensino Médio e da crise financeira, cabem tanto ações afirmativas do Governo Federal quanto da esfera familiar e escolar, empenhando juntos não só na última etapa da educação básica, mas também em todas as outras, aproximando o Brasil do tão sonhado desenvolvimento na educação.

Biografia do Autor

Ana Luísa Silva e Souza, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 3º período do curso de Direito

Giovanna de Deus Barbosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 3º período do curso de Direito

Helen Corrêa Solis Neves, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos