Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio

um estudo de caso

Autores

  • Fernanda Alves Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luciene Reis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Parâmetros Curriculares Nacionais, práticas pedagógicas

Resumo

O presente estudo visa a investigar acerca da dita incompatibilidade entre o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e as Práticas Pedagógicas. Para efetuar este trabalho, realizou-se um estudo acerca das Práticas Pedagógicas, do estudo de Língua Portuguesa no Ensino Médio, dos métodos e procedimentos adotados em sala de aula e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, fez-se uma análise das propostas apontadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sustentados por uma visão interacionista de linguagem e das orientações presentes no documento. Posteriormente, verificou-se a maneira como as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio acontecem e os métodos adotados pelo professor em sala de aula, enfatizando o modo como o docente planeja e elabora suas atividades, examinando, assim, qual o meio mais utilizado para planejamento de conteúdos para lecionar. Passou-se, a partir disso, à análise de questionários, observação de aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio e entrevista com o docente com o intuito de verificar se os professores e alunos tinham conhecimento a respeito de tal documento, como estavam sendo aplicadas as orientações contidas nele e verificar como a aula de Língua Portuguesa acontecia. Constatou-se que apenas alguns informantes tinham conhecimento sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e suas propostas. A professora não segue os Parâmetros Curriculares Nacionais em sua prática docente por acreditar que há um distanciamento entre o documento e a realidade docente. Os discentes informaram que as aulas de Língua Portuguesa são prazerosas, bem planejadas e com fácil entendimento de conteúdos, apesar de a professora dizer não seguir os Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, certifica-se uma incoerência em relação à visão que o docente tem dos Parâmetros Curriculares, uma vez que sua prática é pautada, mesmo que sem seu conhecimento, nas orientações presentes no documento em tela.

Biografia do Autor

Fernanda Alves Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Luciene Reis, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos