Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio
um estudo de caso
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Parâmetros Curriculares Nacionais, práticas pedagógicasResumo
O presente estudo visa a investigar acerca da dita incompatibilidade entre o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e as Práticas Pedagógicas. Para efetuar este trabalho, realizou-se um estudo acerca das Práticas Pedagógicas, do estudo de Língua Portuguesa no Ensino Médio, dos métodos e procedimentos adotados em sala de aula e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, fez-se uma análise das propostas apontadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sustentados por uma visão interacionista de linguagem e das orientações presentes no documento. Posteriormente, verificou-se a maneira como as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio acontecem e os métodos adotados pelo professor em sala de aula, enfatizando o modo como o docente planeja e elabora suas atividades, examinando, assim, qual o meio mais utilizado para planejamento de conteúdos para lecionar. Passou-se, a partir disso, à análise de questionários, observação de aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio e entrevista com o docente com o intuito de verificar se os professores e alunos tinham conhecimento a respeito de tal documento, como estavam sendo aplicadas as orientações contidas nele e verificar como a aula de Língua Portuguesa acontecia. Constatou-se que apenas alguns informantes tinham conhecimento sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e suas propostas. A professora não segue os Parâmetros Curriculares Nacionais em sua prática docente por acreditar que há um distanciamento entre o documento e a realidade docente. Os discentes informaram que as aulas de Língua Portuguesa são prazerosas, bem planejadas e com fácil entendimento de conteúdos, apesar de a professora dizer não seguir os Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, certifica-se uma incoerência em relação à visão que o docente tem dos Parâmetros Curriculares, uma vez que sua prática é pautada, mesmo que sem seu conhecimento, nas orientações presentes no documento em tela.