“No fundo do canto” reverberam os sons da violência

uma análise da poesia de Odete Semedo

Autores

  • Ianes Augusto Cá Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
  • Jo A-mi Rodrigues da Silva Maia Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Palavras-chave:

violência, literatura, Guiné-Bissau

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar dois poemas intitulados Bissau é um enigma e Quando tudo começou Bissau não quis acreditar, da obra No Fundo do Canto (2003), da poetisa guineense Odete Costa Semedo. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica, leitura crítica e fichamento dos textos. De modo geral, percebe-se que em No Fundo do Canto o eu-lírico está voltado às questões da violência inerentes aos processos de independência do povo guineense numa empreitada que busca, no sentimento patriótico, uma ferramenta para o combate aos problemas e desafios que se colocam perante essa nação.

Biografia do Autor

Ianes Augusto Cá, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Estudante de Licenciatura do curso de Letras - Língua Portuguesa sob orientação da Profa. Dra. Jo A-mi (lotada no Instituto de Humanidades e Letras), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. É bolsista de Iniciação à Docência – PIBID/UNILAB e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Interartes ATELIÊ no qual o trabalho foi desenvolvido

Jo A-mi Rodrigues da Silva Maia, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Professora orientadora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos