Literatura amazônica

os encantos de uma literatura pouco estudada em sala de aula

Autores

  • Jayna Karolyne de Souza Santos Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Palavras-chave:

leitura, literatura amazônica, livro didático e paradidático, sala de aula

Resumo

Há tempos se postula em congressos, simpósios e seminários acadêmicos locais a necessidade de trabalhar-se a literatura amazônica na educação básica, pois ela tem sido desvalorizada pelo poder público e ignorada por muitos profissionais de Letras, livros didáticos e paradidáticos. Assim, este artigo busca respostas para as seguintes perguntas de pesquisa: 1. Qual o lugar da produção literária amazônica na vida das pessoas que vivem nesta e em outras regiões do Brasil? 2. Com que frequência os autores amazônicos aparecem nos livros didáticos e paradidáticos de circulação nacional financiados pelo MEC? 3. Será que podemos estimular nossos alunos à leitura de textos produzidos no anfiteatro amazônico? Para a construção dessa pesquisa, tomamos por base as reflexões de estudiosos da área, tais como: Fares (2013); Lajolo (1993); Silva (2013); Zilberman (1991); entre outros. A partir das discussões realizadas, concluímos que a leitura literária na escola não deve ser encarada como obrigação pelos professores; que os livros didáticos e paradidáticos precisam valorizar e divulgar os autores da região amazônica e que é possível trabalhar-se a literatura amazônica em sala de aula, pois ela reflete o nosso local cultural amazônico, isto é, a forma como percebemos o mundo, os povos e as florestas.

Biografia do Autor

Jayna Karolyne de Souza Santos, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduanda em Letras

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos