Literatura infantil, leitura e teatro
um “ato” de Maria Clara Machado
Palavras-chave:
literatura infantil, leitura, teatro, Maria Clara MachadoResumo
A leitura é um processo de decodificação/codificação de signos dentro da linguagem escrita que trilha intrinsecamente o caminho da literatura, porque ela “é a única manifestação de arte que tem uma condição para o leitor: ser alfabetizado” (PARREIRAS, 2009, p. 17). Aspirando dessa ideia, a literatura, além de contribuir para o processo alfabetizante, mantém o seu foco principal: a satisfação do leitor pela obra. Diante disso, este trabalho propõe analisar três obras de Maria Clara Machado, todas premiadas, a saber: O boi e o burro no caminho de Belém (1953), Pluft, o fantasminha (1955) e O cavalinho azul (1959) e sua importância na formação de um leitor competente, atuante e crítico. Convém ressaltar que tais obras fazem parte da conformação do teatro infantil brasileiro, composto de peças feitas para crianças, a exemplo das que serão analisadas, até aquelas feitas por crianças. A fim de considerar tal pesquisa, foram utilizados teóricos da historiografia literária infanto-juvenil, como Cavalcanti (2014), Coelho (2000; 2010), Cunha (2003), Fernandes (2003), Gregorin Filho (2009), Zilberman (2014) e Parreiras (2009), psicóloga pesquisadora da aquisição de leitura.