As fábulas no ensino de Língua Inglesa
contribuições para a formação de leitores
Palavras-chave:
gênero discursivo, gênero literário, fábula, ensino de Língua Inglesa, formação de leitoresResumo
Este artigo descreve e analisa uma unidade didática do Livro Didático Público de Língua Estrangeira do Estado do Paraná para o Ensino Médio (LDP-LI), desenvolvida a partir do gênero discursivo fábula, e apresenta uma proposta complementar em conformidade com a proposta do material didático citado. Ainda que o trabalho com a diversidade de gêneros discursivos e de textos literários seja uma recomendação contida nos documentos de orientações curriculares oficiais, alguns autores argumentam que não estão presentes nas práticas pedagógicas de ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro (Lajolo, 2000; Coracini, 1995; Gasparini, 2003). O estudo realizado ressalta a relevância da leitura e do contato com gêneros literários nas aulas de língua inglesa na formação de leitores, realçando algumas possibilidades de atividades, de exploração temática e de articulação com outros textos e gêneros discursivos a partir do gênero literário fábula.