As fábulas no ensino de Língua Inglesa

contribuições para a formação de leitores

Autores

  • Ana Paula de Souza Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL)
  • Eliana Santiago Gonçalves Edmundo Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL)

Palavras-chave:

gênero discursivo, gênero literário, fábula, ensino de Língua Inglesa, formação de leitores

Resumo

Este artigo descreve e analisa uma unidade didática do Livro Didático Público de Língua Estrangeira do Estado do Paraná para o Ensino Médio (LDP-LI), desenvolvida a partir do gênero discursivo fábula, e apresenta uma proposta complementar em conformidade com a proposta do material didático citado. Ainda que o trabalho com a diversidade de gêneros discursivos e de textos literários seja uma recomendação contida nos documentos de orientações curriculares oficiais, alguns autores argumentam que não estão presentes nas práticas pedagógicas de ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro (Lajolo, 2000; Coracini, 1995; Gasparini, 2003). O estudo realizado ressalta a relevância da leitura e do contato com gêneros literários nas aulas de língua inglesa na formação de leitores, realçando algumas possibilidades de atividades, de exploração temática e de articulação com outros textos e gêneros discursivos a partir do gênero literário fábula.

Biografia do Autor

Ana Paula de Souza, Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL)

Graduada em Letras

Eliana Santiago Gonçalves Edmundo, Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL)

Professora orientadora (FACEL); doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos