Emojis
elementos de persuasão e de interação na propaganda “Mães” do Banco Itaú
Palavras-chave:
gênero propaganda, expressividade na linguagem, linguagem tecnológica, emojisResumo
O presente estudo objetiva analisar uma nova “ferramenta de expressividade”[1] dentro do gênero propaganda, que surgiu para enriquecer o poder persuasivo deste e aumentar a proximidade com seu público alvo. Tal ferramenta, denominada emoji – símbolo que se forma a partir da combinação de uma imagem com uma letra – no presente artigo, foi estudada e analisada a partir de uma propaganda, veiculada em ambiente virtual, pela empresa Banco Itaú, em comemoração ao Dia das Mães. Pela análise, foi possível observar como tal ferramenta é empregada no âmbito comunicacional do gênero propaganda por meio da utilização de tal recurso, que substitui as palavras – linguagem verbal – por imagens significativas, de forma a construir ideias e aumentar a proximidade entre os públicos pertencentes a tal gênero*.
* Trabalho desenvolvido no Projeto Integrador, sob orientação da Professora Patrícia de Brito Rocha.