Emojis

elementos de persuasão e de interação na propaganda “Mães” do Banco Itaú

Autores

  • Alessandra de Deus Mendonça Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bruno Vieira Batista Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carlos Magno Castro Freitas Junior Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Claudiene Luiz dos Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mayron Augusto Araujo Dalariva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Samantha Larêssa Gonçalves Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

gênero propaganda, expressividade na linguagem, linguagem tecnológica, emojis

Resumo

O presente estudo objetiva analisar uma nova “ferramenta de expressividade”[1] dentro do gênero propaganda, que surgiu para enriquecer o poder persuasivo deste e aumentar a proximidade com seu público alvo. Tal ferramenta, denominada emoji – símbolo que se forma a partir da combinação de uma imagem com uma letra – no presente artigo, foi estudada e analisada a partir de uma propaganda, veiculada em ambiente virtual, pela empresa Banco Itaú, em comemoração ao Dia das Mães. Pela análise, foi possível observar como tal ferramenta é empregada no âmbito comunicacional do gênero propaganda por meio da utilização de tal recurso, que substitui as palavras – linguagem verbal – por imagens significativas, de forma a construir ideias e aumentar a proximidade entre os públicos pertencentes a tal gênero*.

 

* Trabalho desenvolvido no Projeto Integrador, sob orientação da Professora Patrícia de Brito Rocha.

Biografia do Autor

Alessandra de Deus Mendonça, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 6º período de Letras

Bruno Vieira Batista, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 6º período de Letras

Carlos Magno Castro Freitas Junior, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 6º período de Letras

Claudiene Luiz dos Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 6º período de Letras

Mayron Augusto Araujo Dalariva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 6º período de Letras

Samantha Larêssa Gonçalves Pereira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 6º período de Letras

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos