Estratégias argumentativas em anúncios publicitários

Autores

  • Jeniffer Aparecida Pereira da Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

gênero textual, argumentação, anúncio publicitário

Resumo

Os avanços tecnológicos ocorridos na contemporaneidade dinamizaram os processos de interação e trouxeram mudanças substanciais no que concerne à estruturação e ao funcionamento dos textos. Essas alterações acarretaram novas demandas de leitura que foram se constituindo na medida em que os textos foram se modificando e novos conceitos como letramentos e multimodalidade foram surgindo. Assim, a organização dos textos se configura por meio de diferentes recursos multimodais, entre eles, a linguagem verbal. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é apresentar os resultados de uma análise de estratégias argumentativas presentes em anúncios publicitários na dimensão verbal. O quadro teórico abrange autores como Almeida (2001), Marcuschi (2002), Elias (2006), Dionísio (2005), Koch (2008; 2011), Lara (2010), Machado (2006), Carvalho (1996), entre outros. Em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa teórica com os seguintes temas: anúncios publicitários, gênero textual e estratégias argumentativas. Em seguida, foram selecionados quatro anúncios publicitários para análise. As análises revelaram muitas estratégias argumentativas, como repetição, seleção lexical, utilização de operadores argumentativos, entre outros.

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos