Análise de uma nova perspectiva de abordagem do sujeito sintático no livro didático

diagnóstico e possibilidades

Autores

  • Jildonei Lazzaretti Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Palavras-chave:

ensino da língua, livro didático, morfossintaxe, sintaxe, sujeito

Resumo

O presente estudo analisa a abordagem do conceito de sujeito sintático no livro didático de Ensino Médio Ser protagonista: Língua portuguesa, volume 3, publicado pelas Edições SM. Essa análise é desenvolvida de forma comparativa, relacionando a perspectiva do livro didático com a das gramáticas normativas de Cunha e Cintra (2008), Cegalla (2005), Rocha Lima (2003) e Bechara (2009), bem como com os estudos críticos de morfossintaxe desenvolvidos por Travaglia (2002), Sautchuk (2007, 2010), Perini (2004, 2010), Carone (1998) e Dias (2002, 2003). A partir desses referenciais, pretende-se demonstrar que o livro analisado apresenta uma nova perspectiva de abordagem do sujeito, que difere das gramáticas normativas em relação à definição de sujeito na sintaxe, mas também se aproxima delas no que se refere à classificação dos tipos de sujeito sintático. Essa nova perspectiva de abordagem, ao se distanciar do conceito normativo de sujeito e criticá-lo, possibilita novas reflexões sobre a função do sujeito. Por outro lado, ao mencionar as classificações sintáticas da gramática normativa, o livro didático demonstra a necessidade de compreensão da sintaxe como eixo ou estrutura fundante da textualidade.

Biografia do Autor

Jildonei Lazzaretti, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduando em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso e graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis-GO

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos