O ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas

expectativas e realidade

Autores

  • Ana Cláudia Pimenta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Rayane Magalhães Moreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

língua inglesa, ensino, aprendizagem, escola pública

Resumo

O presente artigo teve por objetivo identificar as possíveis falhas contidas no ensino da Língua Inglesa em escolas públicas na perspectiva de alunos e professores. Partindo da hipótese de que há uma discordância entre o que os professores ensinam e o que os alunos querem aprender, o presente estudo se materializou diante da urgência em compreender como o inglês é ensinado nas escolas. A análise baseou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A fundamentação teórica e os dados coletados por questionário e entrevistas constataram deficiências no ensino/aprendizagem que vão desde a disponibilidade de horários e materiais didáticos até o relacionamento em sala de aula e o descaso governamental diante da disciplina. O referido estudo alertou para a importância da valorização do ensino do inglês, visto que o domínio da língua global capacita o indivíduo para o mercado de trabalho e o integra na realidade social vigente. A realização desta pesquisa, portanto, expôs a necessidade de uma mudança de postura em relação ao tratamento da Língua Inglesa nas escolas brasileiras*.

 

* Este artigo foi apresentado como requisito de avaliação à disciplina Projeto Integrador II.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Pimenta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 3º período de Letras

Rayane Magalhães Moreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 3º período de Letras

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos