O ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas
expectativas e realidade
Palavras-chave:
língua inglesa, ensino, aprendizagem, escola públicaResumo
O presente artigo teve por objetivo identificar as possíveis falhas contidas no ensino da Língua Inglesa em escolas públicas na perspectiva de alunos e professores. Partindo da hipótese de que há uma discordância entre o que os professores ensinam e o que os alunos querem aprender, o presente estudo se materializou diante da urgência em compreender como o inglês é ensinado nas escolas. A análise baseou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A fundamentação teórica e os dados coletados por questionário e entrevistas constataram deficiências no ensino/aprendizagem que vão desde a disponibilidade de horários e materiais didáticos até o relacionamento em sala de aula e o descaso governamental diante da disciplina. O referido estudo alertou para a importância da valorização do ensino do inglês, visto que o domínio da língua global capacita o indivíduo para o mercado de trabalho e o integra na realidade social vigente. A realização desta pesquisa, portanto, expôs a necessidade de uma mudança de postura em relação ao tratamento da Língua Inglesa nas escolas brasileiras*.
* Este artigo foi apresentado como requisito de avaliação à disciplina Projeto Integrador II.