Correções textuais

os tipos de correção mais usados pelos professores

Autores

  • Eduarda Gonçalves Gontijo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Márcia Yuriko Takita Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Nágila Caroline da Cruz Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sabrina Tatiane da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gisele Carvalho Araújo Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

produção textual, correção indicativa, correção resolutiva, correção textual-interativa

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo identificar os tipos de correções textuais mais usados por professoras de Língua Portuguesa atuantes em uma escola pública na cidade de Presidente Olegário. A pesquisa foi realizada com base em pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em leituras de autores como Geraldi (1984), Costa Val (1991), Ruiz (2013), Serafini (1989) e Antunes (2006), entre outros. Já a pesquisa documental foi realizada por meio de análise de três redações disponibilizadas a três professoras de Língua Portuguesa que lecionam na rede pública de ensino, para que realizassem as correções das produções textuais. Em cada correção das produções textuais, foram identificadas as semelhanças e os tipos de correção textual mais aplicados por essas professoras. A partir da análise das correções das produções textuais, foi possível verificar que o tipo de correção mais usado pelas professoras foi a resolutiva.

Biografia do Autor

Eduarda Gonçalves Gontijo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Márcia Yuriko Takita, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Nágila Caroline da Cruz, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Sabrina Tatiane da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Gisele Carvalho Araújo Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos