Práticas de leitura no Ensino Médio

como inovar?

Autores

  • Adriana de Oliveira Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Caroline Tainá Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Larissa Andrade Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lucas Vinícius Oliveira de França Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Talita de Oliveira Rocha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Tayssa Cunha Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

leitura, inovação, práticas, hábitos, escola

Resumo

O hábito de ler é crucial para o desenvolvimento do conhecimento humano. Entretanto, estudos indicam que o número de leitores no Brasil caiu nos últimos anos. Esses números envolvem jovens e adolescentes que cursam o Ensino Médio. Mas por que há esse desinteresse pela leitura? Os métodos de abordagem de leitura dos professores, em sala de aula, pode ser uma das possíveis respostas. Sendo assim, este estudo tem por objetivos: descobrir as abordagens de leitura, descobrir se há projetos nas escolas que estimulem o hábito de ler, sugerir um projeto e verificar se os alunos do Ensino Médio sofrem com a dificuldade na interpretação de textos. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e também de campo, e os resultados apresentados foram obtidos por meio de questionários aplicados em escolas – uma em Patrocínio e outra em Patos de Minas. Alguns números levantados divergem entre si e contrariam a expectativa dos autores do presente estudo. Entretanto, o referencial teórico sustenta a hipótese de que, sim, é necessária a inovação nas práticas de leitura no ambiente escolar, inclusive no Ensino Médio, para que se possam formar novos leitores no Brasil.

Biografia do Autor

Adriana de Oliveira Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Caroline Tainá Ribeiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Larissa Andrade Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Lucas Vinícius Oliveira de França, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduado em Letras

Talita de Oliveira Rocha, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Tayssa Cunha Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos