Corpo docente

porta voz na queixa escolar

Autores

  • Jefferson J. Brandão Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

professores, adoecimento, habilidades sociais, processo de ensino e aprendizado

Resumo

Ao pensarmos nos processos de ensino-aprendizagem, devemos considerar vários elementos que estão em uma relação constante, tal como alunos, corpo docente, equipe administrativa, serviços gerais, comunidade, prefeitura etc. Todo esse corpo institucional funciona de maneira sistêmica. Quando uma esfera adoece, seus integrantes manifestam sintomas: queixas de aprendizado, agressividade, evasão, demissão, pedidos de afastamento médico, greves, indisciplina, síndrome de burnout etc. Nesse viés, este artigo busca explorar os aspectos que implicam o professor nesse movimento institucional adoecido, para que, a partir disso, possamos elaborar estratégias para fortalecer a educação em nosso país, que se encontra em uma das piores colocações em termos de qualidade. A queixa de aprendizado não é um problema que reside apenas no aluno ou no professor e nem mesmo na escola, mas sim um sintoma social.

Biografia do Autor

Jefferson J. Brandão, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Especializando em Psicopedagogia

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos