As mina pira no nosso português
análise descritivo-reflexiva da língua, além da variedade padrão, para uma nova práxis pedagógica
Palavras-chave:
gramática descritiva, ensino de língua portuguesa, contradições gramaticaisResumo
Gerações, ao longo do século XX e início deste, mostram-se insatisfeitas com o ensino de Língua Portuguesa. Em meio a esse contexto, urge buscar respostas para a indagação sobre o que esta pesquisa se dedica, a saber: até que ponto a Gramática Normativa ensinada na maioria das escolas tem sido assimilada pelos alunos de modo reflexivo e, por conseguinte, com sentido? A pesquisa tem como base o corpus constituído de enunciados vinculados midiaticamente, bem como construções frasais verificadas na oralidade. Conclui-se que se torna necessário conciliar o estudo sistematizado da gramática com o uso linguístico efetivo, tendo como artifício o aluno cientista de sua própria língua, capaz de desenvolver suas habilidades. Autores como Perini (2011), Tarallo (1986) e Bagno (1999) são fonte de leituras básicas para o aprofundamento teórico do texto aqui tecido.