As mina pira no nosso português

análise descritivo-reflexiva da língua, além da variedade padrão, para uma nova práxis pedagógica

Autores

  • Joane Marieli Pereira Caetano Fundação São José (UNIFSJ)
  • Lívia Lessa Vieira de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Eliana Crispim França Luquetti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Dulce Helena de Pontes Ribeiro Fundação São José (UNIFSJ)
  • Lenise Ribeiro Dutra UniAcademia (CES/JF)

Palavras-chave:

gramática descritiva, ensino de língua portuguesa, contradições gramaticais

Resumo

Gerações, ao longo do século XX e início deste, mostram-se insatisfeitas com o ensino de Língua Portuguesa. Em meio a esse contexto, urge buscar respostas para a indagação sobre o que esta pesquisa se dedica, a saber: até que ponto a Gramática Normativa ensinada na maioria das escolas tem sido assimilada pelos alunos de modo reflexivo e, por conseguinte, com sentido? A pesquisa tem como base o corpus constituído de enunciados vinculados midiaticamente, bem como construções frasais verificadas na oralidade. Conclui-se que se torna necessário conciliar o estudo sistematizado da gramática com o uso linguístico efetivo, tendo como artifício o aluno cientista de sua própria língua, capaz de desenvolver suas habilidades. Autores como Perini (2011), Tarallo (1986) e Bagno (1999) são fonte de leituras básicas para o aprofundamento teórico do texto aqui tecido.

Biografia do Autor

Joane Marieli Pereira Caetano, Fundação São José (UNIFSJ)

Mestranda em Cognição e Linguagem (UENF); Especialista em Letras (UNIFSJ); Professora celetista (UNIFSJ)

Lívia Lessa Vieira de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda em Pedagogia (UNIRIO); Especialista em Letras (UNIFSJ); Graduada em Letras (UNIFSJ)

Eliana Crispim França Luquetti, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutora em Linguística (UFRJ); Professora associada (UENF)

Dulce Helena de Pontes Ribeiro, Fundação São José (UNIFSJ)

Doutora em Letras (UERJ); Professora celetista (UNIFSJ)

Lenise Ribeiro Dutra, UniAcademia (CES/JF)

Mestra em Letras (CES-JF); Orientadora da pesquisa

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos