Texto e ensino
aspectos de coesão e coerência na escrita de alunos surdos bilíngues
Palavras-chave:
surdez, linguagem, ensino, segunda línguaResumo
A Língua Portuguesa é para os surdos brasileiros uma segunda língua, sendo utilizada por eles como meio de interação, promoção da sua cidadania, aquisição de informação e para comunicação por meio da escrita. Não obstante, discutir ensino e aprendizagem da língua escrita e suas peculiaridades para esses aprendizes é primordial em tempos de inclusão e de educação para a diversidade. A pesquisa aqui apresentada discute questões referentes à língua(gem), tomando como embasamento as proposições de Bakhtin e Vygotsky, tendo a concepção de que somente por meio da língua(gem) e da relação social é possível a significação do mundo pelo sujeito. Ademais, utilizam-se pressupostos teóricos da Linguística Textual bem como da Linguística Aplicada ao Ensino de Português como Segunda Língua/Estrangeira (PL2E), tendo em vista conhecimentos teóricos e metodológicos que tenham concepções diferentes daquelas propostas para o ensino/aprendizagem de língua materna. Com base nisso, apontam-se questões de ensino e aprendizagem de PL2 para surdos a partir de análise de produções textuais de alunos surdos bilíngues, explicitando as estratégias e mecanismos discursivos e textuais utilizados pelos surdos no processo de escrita em segunda língua a partir da análise dos aspectos de coesão e coerência e das peculiaridades e construções específicas dos textos escritos por surdos.