Texto e ensino

aspectos de coesão e coerência na escrita de alunos surdos bilíngues

Autores

  • Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro Instituto Superior São Franciscano (IESF)

Palavras-chave:

surdez, linguagem, ensino, segunda língua

Resumo

A Língua Portuguesa é para os surdos brasileiros uma segunda língua, sendo utilizada por eles como meio de interação, promoção da sua cidadania, aquisição de informação e para comunicação por meio da escrita. Não obstante, discutir ensino e aprendizagem da língua escrita e suas peculiaridades para esses aprendizes é primordial em tempos de inclusão e de educação para a diversidade. A pesquisa aqui apresentada discute questões referentes à língua(gem), tomando como embasamento as proposições de Bakhtin e Vygotsky, tendo a concepção de que somente por meio da língua(gem) e da relação social é possível a significação do mundo pelo sujeito. Ademais, utilizam-se pressupostos teóricos da Linguística Textual bem como da Linguística Aplicada ao Ensino de Português como Segunda Língua/Estrangeira (PL2E), tendo em vista conhecimentos teóricos e metodológicos que tenham concepções diferentes daquelas propostas para o ensino/aprendizagem de língua materna. Com base nisso, apontam-se questões de ensino e aprendizagem de PL2 para surdos a partir de análise de produções textuais de alunos surdos bilíngues, explicitando as estratégias e mecanismos discursivos e textuais utilizados pelos surdos no processo de escrita em segunda língua a partir da análise dos aspectos de coesão e coerência e das peculiaridades e construções específicas dos textos escritos por surdos.

Biografia do Autor

Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro, Instituto Superior São Franciscano (IESF)

Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pós-graduando em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Athena de Educação, bem como em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto Superior São Franciscano (IESF)

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos