Uma análise linguístico-discursiva do gênero fórum virtual

Autores

  • Matheus Henrique Duarte Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Pâmila de Sousa dos Santos Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

fórum virtual, ensino de línguas, gêneros textuais

Resumo

Este artigo elege como objeto de estudo o gênero fórum virtual, também denominado de e-fórum, fórum eletrônico, grupo de discussão, lista de discussão, lista de distribuição e newsgroup.  A pesquisa realizada é constituída por um estudo teórico sobre os gêneros textuais e, de modo mais específico, sobre o gênero fórum virtual, prática discursiva bastante comum. Esse gênero, normalmente, se caracteriza pelo caráter opinativo-argumentativo e apresenta posições que são legitimadas em uma determinada comunidade. Para tal, foram estudados autores como Dolz e Schneuwly (2004), Antunes (2004) e Costa (2008). Para complementar o estudo teórico, foi feita uma análise de textos produzidos em fóruns virtuais de disciplinas de um curso de graduação. Essa análise buscou averiguar as características linguísticas e discursivas desse gênero, bem como a abordagem dada ao conteúdo postado. A partir da análise realizada, constataram-se diferentes graus de formalidade, diferentes graus de comprometimento com os dizeres, diferentes formas de tratamento dos conteúdos, o que sinaliza para uma necessidade de uma reflexão mais sistematizada sobre o uso dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Matheus Henrique Duarte, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduando em Letras - bolsista PIBID/CAPES/UFLA

Pâmila de Sousa dos Santos, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Letras - bolsista PIBID/CAPES/UFLA

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora coordenadora da área de Língua Portuguesa (PIBID/CAPES/UFLA) - bolsista CAPES

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos