Produção de resumo
importante estratégia de ensino durante as aulas de língua materna
Palavras-chave:
gênero textual, resumo, práticas de linguagemResumo
O trabalho ora realizado analisou o gênero resumo descritivo e o tratamento dado a ele, em sala de aula. Neste viés, o presente artigo buscou responder se o gênero tem sido trabalhado efetivamente na escola em estudo; quais as concepções de resumo são entendidas pelos alunos; de que forma o trabalho com o gênero contribui para a formação dos alunos e quais são as estratégias utilizadas por eles na hora de produzir um resumo descritivo. O estudo pautou-se em uma pesquisa bibliográfica e webliográfica e em uma pesquisa de campo, aplicada a 27 alunos do ensino fundamental e 28 alunos do ensino médio de uma escola estadual da rede pública de Patos de Minas. A partir dessa pesquisa, verificou-se que a maioria dos alunos construíram resumos que são uma miniaturização do texto-fonte, utilizando para tal a estratégia seleção, regra que considera aquilo que é mais significativo no texto-fonte.