Produção de resumo

importante estratégia de ensino durante as aulas de língua materna

Autores

  • Luana Pacheco Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

gênero textual, resumo, práticas de linguagem

Resumo

O trabalho ora realizado analisou o gênero resumo descritivo e o tratamento dado a ele, em sala de aula. Neste viés, o presente artigo buscou responder se o gênero tem sido trabalhado efetivamente na escola em estudo; quais as concepções de resumo são entendidas pelos alunos; de que forma o trabalho com o gênero contribui para a formação dos alunos e quais são as estratégias utilizadas por eles na hora de produzir um resumo descritivo. O estudo pautou-se em uma pesquisa bibliográfica e webliográfica e em uma pesquisa de campo, aplicada a 27 alunos do ensino fundamental e 28 alunos do ensino médio de uma escola estadual da rede pública de Patos de Minas. A partir dessa pesquisa, verificou-se que a maioria dos alunos construíram resumos que são uma miniaturização do texto-fonte, utilizando para tal a estratégia seleção, regra que considera aquilo que é mais significativo no texto-fonte.

Biografia do Autor

Luana Pacheco Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universdiade Federal de Minas Gerais; Professora do Centro Universitário de Patos de Minas

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos