Gêneros textuais
teoria e aplicação às aulas de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
língua materna, gêneros textuais/discursivos, ensinoResumo
A língua é um fenômeno social, portanto, é um elemento concreto e dialógico. O processo de ensino e aprendizagem de língua materna, contudo, muitas vezes, se detém ao abstracionismo de manuais como dicionários e gramáticas, ao passo que o trabalho com os gêneros textuais/discursivos, elementos concretamente linguísticos, isto é, que fogem das formas abstratas de aprendizado da língua, é deixado de lado. É por meio dos gêneros que a língua se manifesta e, de maneira dialógica, exprime objetivos e relaciona diferentes interlocutores. Portanto, neste trabalho, busca-se destacar a importância dos gêneros para o ensino de língua materna, no ensino médio, na medida em que se realizará uma reflexão sobre as atuais exigências dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), levando em consideração a atual situação da docência em Língua Portuguesa. Para isso, à luz das mais diferentes perspectivas teóricas, será feito um levantamento consistente a respeito do que se entende por gênero, texto e discurso, sem perder de vista as reais funções dos textos que são produzidos em grande quantidade no nosso dia a dia. Objetiva-se, também, traçar um esquema das melhores possibilidades de trabalho, provenientes do contato com o gênero, das quais o professor pode se valer em sala de aula, no nível médio.