Gêneros textuais

teoria e aplicação às aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Wallace Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

língua materna, gêneros textuais/discursivos, ensino

Resumo

A língua é um fenômeno social, portanto, é um elemento concreto e dialógico. O processo de ensino e aprendizagem de língua materna, contudo, muitas vezes, se detém ao abstracionismo de manuais como dicionários e gramáticas, ao passo que o trabalho com os gêneros textuais/discursivos, elementos concretamente linguísticos, isto é, que fogem das formas abstratas de aprendizado da língua, é deixado de lado. É por meio dos gêneros que a língua se manifesta e, de maneira dialógica, exprime objetivos e relaciona diferentes interlocutores. Portanto, neste trabalho, busca-se destacar a importância dos gêneros para o ensino de língua materna, no ensino médio, na medida em que se realizará uma reflexão sobre as atuais exigências dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), levando em consideração a atual situação da docência em Língua Portuguesa. Para isso, à luz das mais diferentes perspectivas teóricas, será feito um levantamento consistente a respeito do que se entende por gênero, texto e discurso, sem perder de vista as reais funções dos textos que são produzidos em grande quantidade no nosso dia a dia. Objetiva-se, também, traçar um esquema das melhores possibilidades de trabalho, provenientes do contato com o gênero, das quais o professor pode se valer em sala de aula, no nível médio.

Biografia do Autor

Wallace Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Estudante de Especialização em Ensino de Português e Linguística, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos