Recategorização referencial e construção argumentativa
uma breve discussão sobre relações intertextuais
Palavras-chave:
recategorização referencial, intertextualidade, argumentaçãoResumo
Discutimos, neste trabalho, uma relação de mútua constitutividade entre referenciação, argumentação e intertextualidade. Sob uma perspectiva sociocognitiva e interacional da linguagem, evidenciamos processos de recategorização referencial como um indício da construção argumentativa efetivada a partir de relações intertextuais, em sentido estrito. O corpus faz parte da pesquisa “Argumentação e intertextualidade: processos de recategorização explícita e implícita de referentes textuais” (PIBIC/COPES – 2013/2014) que foi desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Aracaju/SE, por meio de práticas de leitura e produção de textos. Utilizamos como aporte teórico as contribuições de autores como Cavalcante (2012), Cavalcante e Brito (2011), Ferreira (2010), Koch, Bentes e Cavalcante (2008), dentre outros. Nossas discussões podem constatar a validade dos pressupostos assumidos que contribuíram para o desenvolvimento das habilidades de compreensão e de produção dos sentidos do texto.