A concepção de graduandos sobre as potencialidades das TIC no ensino de línguas

Autores

  • Elivan Aparecida Ribeiro Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Agnes Priscila Martins de Morais Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

TIC, ensino, ambiente escolar

Resumo

O presente artigo discute a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa feita com alunos do Curso de Letras de uma universidade pública acerca das potencialidades das TICs no ensino de línguas. A utilização das TICs foi proposta como uma problemática das atividades de Estágio Supervisionado e do Projeto PIBID, uma vez que os licenciandos passaram a integrar o cotidiano das escolas e deveriam fazer uma análise crítica do ambiente escolar. Este trabalho apresenta uma discussão sobre essa temática que se reveste de importância para a formação de professores, uma vez que a utilização das TICs em sala de aula é uma questão ainda recente no contexto educacional e demanda estudos para um uso mais funcional. A partir do estudo realizado, constatou-se um avanço nas discussões teóricas, além de concepções ainda limitadas por parte dos alunos. Desse modo, conclui-se que a discussão sobre a utilização das TICs deve integrar a pauta dos cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Elivan Aparecida Ribeiro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Letras

Agnes Priscila Martins de Morais, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Letras

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora de Linguística

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos