Desafios da educação brasileira no século XXI

uma visão dos gestores

Autores

  • Alessandra de Deus Mendonça Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Cinthia Stefane Soares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Franciele Silva Veloso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gabriel Mauro da Silva Rosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lilian Cristina Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação brasileira, século XXI, desafios, gestor

Resumo

Neste estudo, buscou-se compreender os desafios da educação brasileira no século XXI na visão dos gestores, partindo do pressuposto de que a educação brasileira é desafiante devido ao avanço das tecnologias e ao surgimento de uma nova mentalidade. O presente artigo surgiu da necessidade de futuros gestores e educadores levantarem dados sobre os desafios da educação, a fim de conhecerem a realidade a qual será enfrentada. Não é possível educar sem possuir fundamentos e principalmente sem conhecer esta realidade e seus desafios. Partindo disso, a presente pesquisa baseou-se em métodos que perpassaram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A partir da fundamentação teórica levantada e dos dados coletados na pesquisa de campo, foi possível constatar que a desestrutura familiar e o perfil do alunado são os principais desafios enfrentados na educação brasileira do século XXI, na visão dos gestores entrevistados. Na solução de problemas, esses sujeitos apontaram estar ao lado dos educadores, trabalhando em equipe, investindo na capacitação dos mesmos, avaliando o semestre e o ano, dando atenção e colocando em prática as sugestões. O estudo permitiu ainda a conclusão de que as novas tecnologias devem ser integradas ao processo educativo.

Biografia do Autor

Alessandra de Deus Mendonça, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Cinthia Stefane Soares, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Franciele Silva Veloso, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Gabriel Mauro da Silva Rosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando em Letras

Lilian Cristina Ribeiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos