Educação a distância

a visão de professores e alunos acerca dessa modalidade de ensino

Autores

  • Celestina Aparecida Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Isadora Rezende Veras Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luciene Reis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mirian Alves Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

modalidades de ensino, educação a distância, quebra de paradigmas, democratização do ensino

Resumo

A educação a distância sofreu um crescimento exponencial nos últimos tempos. Essa expansão está relacionada à democratização do ensino superior e à evolução tecnológica, sendo a busca por essa modalidade motivada por questões que perpassam por disponibilidade de tempo, deslocamento, poder aquisitivo, dentre outras. No entanto, mesmo com essa expansão, a falta de conhecimento em relação a essa modalidade de ensino faz com que ela ainda seja vista com estigmas e preconceitos. Partindo dessa contextualização, o presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica baseada em autores como Carlini e Tarcia (2010) e Carmem e João (2008) e por meio de pesquisa de campo com alunos e professores, objetiva estudar a EAD e averiguar como esses sujeitos a tem visto. Os resultados alcançados demonstram uma diminuição na discriminação em relação à EAD, visto que a maioria dos sujeitos de pesquisa concedeu a essa modalidade uma avaliação mais favorável. No entanto, evidenciou-se que mesmo tendo se dado essa melhora na avaliação, ela ainda continua sendo vista como uma modalidade de ensino inferior quando comparada ao presencial, apesar de reconhecerem que ela se constitui como uma nova área de atuação para profissionais da educação.

Biografia do Autor

Celestina Aparecida Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Isadora Rezende Veras, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Luciene Reis, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Mirian Alves Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando em Letras

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos