O ensino de Língua Portuguesa

o trabalho com as tipologias e com os gêneros textuais

Autores

  • Angélica Pereira Martins Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Paula Boaventura Veloso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

tipos textuais, gêneros textuais, práticas de ensino, produção textual

Resumo

Já há algum tempo, com a publicação dos PCN’s, o ensino de Língua Portuguesa tem sido perpassado essencialmente pelo trabalho com o texto. Assim, este artigo tem como objetivo geral apresentar a noção de tipo textual e de gênero textual, projetando que os gêneros textuais são muito importantes e estão em constante evolução, fazendo, assim, as tipologias, que são menos mutáveis, transitarem pelos diversos gêneros. Para realização deste estudo, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica e webliográfica e, a partir do levantamento teórico, foram expostos argumentos no que diz respeito ao que se considera insuficiente nas propostas de redação. Por fim, foi apontada a necessidade de se trabalhar as tipologias imbricadas nos gêneros, já que a comunicação só é possível por meio de algum gênero.

Biografia do Autor

Angélica Pereira Martins, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Paula Boaventura Veloso, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos