Avaliação da educação básica

o impacto das políticas para a rede estadual de ensino de Minas Gerais

Autores

  • Jordana Luisa Mota Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

avaliação sistêmica, escola pública, rede estadual de educação, Minas Gerais, qualidade educacional

Resumo

Com base na relação direta existente entre avaliações sistêmicas e a criação de políticas públicas educacionais, o presente trabalho foi empreendido visando produzir um estudo sobre as avaliações de desempenho escolar de ensino fundamental, segunda fase, do estado de Minas Gerais, no período 2003-2010, identificando resultados e políticas públicas educacionais do governo vigente, em decorrência desses resultados. Para a execução deste trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e webliográfica, com o intuito de analisar, por meio de dados principalmente governamentais, as políticas educacionais de MG e as avaliações sistêmicas estaduais e federais. Os resultados permitem afirmar que Minas precisa agir com foco em relação às ações educacionais, mantendo, como base, seu sistema de avaliação, a fim de atingir suas metas e consolidar sua qualidade educacional.

Biografia do Autor

Jordana Luisa Mota Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas e pós-graduanda em Língua Portuguesa pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos