Dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa
Palavras-chave:
dificuldades de aprendizagem, língua portuguesa, causasResumo
A busca pela aprendizagem, fundamental para formar um indivíduo atuante na sociedade, não é uma atividade simples, pois envolve o indivíduo, sua história de vida e o contexto social e escolar em que está inserido. O domínio e aprendizagem linguísticos é um importante meio para que o indivíduo se comunique e aja dentro do que lhe for proposto pela sociedade; por isso aprender corretamente uma língua é imprescindível. Partindo disso, o presente trabalho teve por objetivo averiguar possíveis causas para o déficit na aprendizagem da língua portuguesa de estudantes da rede pública de ensino, bem como apontar estratégias que podem ser eficazes para sanar ou amenizar tal déficit. Para tanto, fez-se inicialmente um estudo bibliográfico embasado em autores como Alves (2010), Lima (2002) e Scoz (2011) e, depois, uma pesquisa de campo com coleta de dados junto a alunos, a professores e a profissional da área psicopedagógica. Os dados teóricos confrontados com os dados de campo permitiram a conclusão de que as causas das dificuldades de aprendizagem envolvem tanto o âmbito escolar quanto os fatores psicológicos e familiares do aluno. Foi possível concluir ainda que as possíveis alternativas para amenizar o problema envolvem não só os especialistas, mas também a família e os componentes do ambiente escolar.