Ensino gramatical nas aulas de Língua Portuguesa

estudo de caso em escola do município de Presidente Olegário

Autores

  • Rosilene Soares de Melo Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

língua portuguesa, gramática, ensino

Resumo

O ensino de gramática nas escolas há muito vem sendo tema de recorrentes discussões. Partindo disso, o presente trabalho teve por objetivo verificar como têm sido trabalhadas as aulas de Língua Portuguesa numa escola do município de Presidente Olegário. O estudo possibilitou averiguar a visão dos professores de Língua Portuguesa dessa escola sobre o ensino de gramática e investigar como os alunos encaram esse conteúdo. O artigo foi realizado com base em pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em leituras de autores como Travaglia (1996), Perini (1995) e Geraldi (1999). Já a pesquisa de campo foi realizada com uma amostra de dois docentes e 54 alunos. A partir do levantamento de dados realizado, foi possível verificar que, apesar de algumas estratégias no ensino de língua portuguesa terem passado por inovações, ainda é predominante a forma normativa e prescritiva de ensino tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio dessa escola.

Biografia do Autor

Rosilene Soares de Melo Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos