Reflexões sobre o aproveitamento da linguagem musical no livro didático
Palavras-chave:
didático, linguagem, livro, músicaResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o aproveitamento da linguagem musical no livro didático. O objetivo geral do trabalho foi refletir sobre o modo como a música é apresentada no ambiente escolar, através do uso dos livros didáticos, para futuras organizações de Oficinas Pedagógicas. Depois da leitura e análise de textos teóricos sobre a Música na Escola, foram analisados 10 livros didáticos, adotados nas escolas nos últimos cinco anos, com vistas a observar a forma como são apresentadas as propostas de exercícios a serem desenvolvidos com os alunos e o contexto de discussão da linguagem musical. A partir dos estudos realizados, foi possível observar que a linguagem musical não é levada em consideração, no momento em que aparece no livro didático. O ensino do texto musical está, na maioria das vezes, articulado aos estudos de Gramática ou de Literatura. Nesse sentido, são desconsiderados os elementos básicos da Música, tais como a melodia, a harmonia, a interpretação, a interferência dos meios de gravação e a divulgação pelos quais se faz a experiência social da música, dentre outros. Na última etapa, procurou-se aplicar, por meio da organização de Oficinas Pedagógicas, os conhecimentos adquiridos. Nessas oficinas, confirmaram-se a participação e o interesse dos alunos pela linguagem musical.