Reflexões sobre o aproveitamento da linguagem musical no livro didático

Autores

  • Angélica Pereira Martins Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helânia Cunha de Sousa Cardoso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

didático, linguagem, livro, música

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o aproveitamento da linguagem musical no livro didático. O objetivo geral do trabalho foi refletir sobre o modo como a música é apresentada no ambiente escolar, através do uso dos livros didáticos, para futuras organizações de Oficinas Pedagógicas. Depois da leitura e análise de textos teóricos sobre a Música na Escola, foram analisados 10 livros didáticos, adotados nas escolas nos últimos cinco anos, com vistas a observar a forma como são apresentadas as propostas de exercícios a serem desenvolvidos com os alunos e o contexto de discussão da linguagem musical. A partir dos estudos realizados, foi possível observar que a linguagem musical não é levada em consideração, no momento em que aparece no livro didático. O ensino do texto musical está, na maioria das vezes, articulado aos estudos de Gramática ou de Literatura. Nesse sentido, são desconsiderados os elementos básicos da Música, tais como a melodia, a harmonia, a interpretação, a interferência dos meios de gravação e a divulgação pelos quais se faz a experiência social da música, dentre outros. Na última etapa, procurou-se aplicar, por meio da organização de Oficinas Pedagógicas, os conhecimentos adquiridos. Nessas oficinas, confirmaram-se a participação e o interesse dos alunos pela linguagem musical.

Biografia do Autor

Angélica Pereira Martins, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Helânia Cunha de Sousa Cardoso, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora adjunta do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos