Representações de autor e leitor em livros didáticos de Língua Portuguesa

injunção x construção da leitura

Autores

  • Júlia da Rosa Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Marco Antonio Villarta-Neder Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

livros didáticos, leitor, interpretação

Resumo

Este trabalho ocupa-se da relação entre o papel do aluno e as atividades de leitura existentes no livro didático, tendo por escopo investigar as representações que o próprio autor constrói do aluno-leitor ao elaborar questões de interpretação de texto. Diante dessa perspectiva, realizou-se um estudo caracterizado pela interface entre formações imaginárias (ORLANDI, 1988) e o conceito de exotopia (BAKHTIN, 1997), que possibilitou identificar as concepções de linguagem, autor e leitor e o contexto em que são elaboradas as atividades de leitura, juntamente com uma análise de caráter qualitativo, analítico-interpretativo de questões de interpretação de texto de livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental.  A partir da análise do corpus, foi possível identificar questões que induzem a resposta do aluno, restringindo os sentidos que poderiam surgir no momento em que se realiza a leitura. Sendo assim, supõe-se que o autor do livro didático não vê o aluno como alguém capaz de estabelecer relações com o conteúdo lido, pois, ao elaborar tais questões, o autor cria um leitor imaginário pouco proficiente, visto que a compreensão do texto é pouco explorada pelas questões. Portanto, sugere-se uma reflexão acerca da interação que as questões de interpretação promovem entre o aluno e o texto.

Biografia do Autor

Júlia da Rosa Silva, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Aluna do curso de Letras

Marco Antonio Villarta-Neder, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor orientador

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos