Representações de autor e leitor em livros didáticos de Língua Portuguesa
injunção x construção da leitura
Palavras-chave:
livros didáticos, leitor, interpretaçãoResumo
Este trabalho ocupa-se da relação entre o papel do aluno e as atividades de leitura existentes no livro didático, tendo por escopo investigar as representações que o próprio autor constrói do aluno-leitor ao elaborar questões de interpretação de texto. Diante dessa perspectiva, realizou-se um estudo caracterizado pela interface entre formações imaginárias (ORLANDI, 1988) e o conceito de exotopia (BAKHTIN, 1997), que possibilitou identificar as concepções de linguagem, autor e leitor e o contexto em que são elaboradas as atividades de leitura, juntamente com uma análise de caráter qualitativo, analítico-interpretativo de questões de interpretação de texto de livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise do corpus, foi possível identificar questões que induzem a resposta do aluno, restringindo os sentidos que poderiam surgir no momento em que se realiza a leitura. Sendo assim, supõe-se que o autor do livro didático não vê o aluno como alguém capaz de estabelecer relações com o conteúdo lido, pois, ao elaborar tais questões, o autor cria um leitor imaginário pouco proficiente, visto que a compreensão do texto é pouco explorada pelas questões. Portanto, sugere-se uma reflexão acerca da interação que as questões de interpretação promovem entre o aluno e o texto.