Quem não trabuca não manduca
o discurso do trabalho na publicidade empresarial
Palavras-chave:
trabalho, mídia, Análise do DiscursoResumo
Este artigo busca refletir sobre os sentidos de trabalho veiculados pela publicidade empresarial brasileira, observando a relação que se instaura entre a empresa responsável e o trabalhador. Compreendemos como classe trabalhadora um grupo formado por indivíduos que, como propõe Antunes (2007), vendem sua força de trabalho por um salário e inclui tanto o trabalho produtivo quanto o improdutivo. Sabemos que a publicidade, que tem a propriedade de “levar as massas a aderirem a um projeto de idealização social ou humana” (CHARAUDEAU, 2010, p. 74), propõe que uma certa verdade seja aceita por uma larga opinião, tendo sua verdadeira intenção maquiada, podendo, desse modo, servir como instrumento de manipulação de massa. Nesse sentido, a publicidade pode vir a ser útil na reprodução dos meios de produção. Sendo assim, a análise do discurso publicitário sobre o trabalho permite identificar os sentidos produzidos pela mídia empresarial a respeito do sujeito trabalhador.