Cidade (em) alta

o “realismo urbano” em narrativas literárias e fílmicas latino-americanas

Autores

  • Danúbia Ferreira Alves Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Realismo urbano, literatura, cinema, América Latina, contemporaneidade

Resumo

Análise do processo de representação da América Latina na literatura e no cinema contemporâneo. Para tanto, foram selecionadas obras representativas desse cenário: os romances Técnicas de Masturbação entre Batman e Robin (2002), de Efraim Medina Reyes, Trilogia Suja de Havana (1998), de Pedro Juan Gutiérrez, e os filmes Cidade Baixa (2005), de Sérgio Machado, e Plata Quemada (2000), de Marcelo Piñeyro. A oposição entre o Realismo Mágico e o Realismo Urbano que insurge nas narrativas contemporâneas. A Macondo de Cem Anos de Solidão dá lugar a Mc Ondo, das novas gerações de escritores e cineastas que apontam para a urbanidade, para a modernização do espaço latino-americano e para a fragmentação do sujeito inserido nesse contexto e em meio a suas problemáticas.

Biografia do Autor

Danúbia Ferreira Alves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Teoria Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos