Os contos de Grimm e o mito da autoria coletiva

Autores

  • Waldyr Imbroisi Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

contos de fadas, Romantismo alemão, irmãos Grimm, cultura popular

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão acerca da questão da autoria nos contos de Grimm, publicados no século XIX pelos irmãos Jakob e Wilhelm Grimm. Esses chamados contos de fadas, inseridos no gênero da literatura maravilhosa (TODOROV, 1992, p. 60), foram recolhidos da tradição oral e publicados como sendo um espelho do povo alemão e de sua cultura. As ideias de Herder intensificam o processso de coleta de histórias, e os irmãos Grimm passam a considerar, seguindo a filosofia herderiana, os contos populares como “espelho do povo”, sendo tais histórias de autoria comunal (GUINSBURG, 2005, p. 43). Tal estudo caminha no sentido de problematizar e refletir sobre o espírito romântico, dentro do que Candido chama de “baralhamento de posições, confusão na consciência coletiva e individual” (1999, p. 24) e no imaginário idílico que o movimento romântico tinha a respeito do homem do campo.

Biografia do Autor

Waldyr Imbroisi Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado em 2011 pela Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos