Negócio como nome geral no falar de Minas Gerais
Palavras-chave:
gramaticalização, parâmetro de Hopper, negócio, nome geral, referenciaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a frequência do substantivo negócio como nome geral na fala dos habitantes de seis cidades mineiras. Esse objetivo é fundamentado pela nossa hipótese de que o nome genérico já fosse mais utilizado do que o nome etimológico pelos mineiros no início do século XXI. O corpus utilizado foi coletado do Projeto Mineirês, da Faculdade de Letras da UFMG, e engloba 45 entrevistas transcritas diretamente da oralidade. Tomamos como base os parâmetros de Hopper (1991), que aborda casos recentes de gramaticalização. Os dados mostraram que a forma gramatical de negócio foi mais utilizada do que a forma lexical, mas que a frequência de uso desse item ainda é baixa, se analisado o número total de palavras utilizadas pelos informantes em suas entrevistas. Os resultados obtidos ainda são parciais, por envolverem dados estatísticos. Posteriormente, desenvolveremos essa parte da pesquisa.