Oralidade em sala de aula

impactos no aprendizado da língua materna

Autores

  • Karina Nogueira Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

texto, ensino, oralidade, escrita, aprendizagem, língua materna

Resumo

Este artigo aborda o tema oralidade em sala de aula. Delineia, inicialmente, as características tanto de texto escrito, quanto do oral, descrevendo seus pontos convergentes e divergentes. Com base em resultados de pesquisas empreendidas por estudiosos do assunto, argumenta-se positivamente acerca da oralidade com relação a sua relevância para o processo de ensino e aprendizado da língua materna. Sendo considerada uma capacidade desenvolvida a priori por seus usuários, a oralidade, considerada na rotina de sala de aula, mostra-se um instrumento essencial para o ensino da língua materna.

Biografia do Autor

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos