Problematizando a postura de isolamento nas aulas de línguas

Autores

  • Rafael Italo Fernandes da Fonseca Universidade Severino Sombra (USS)

Palavras-chave:

texto, contexto, interação, ensino

Resumo

A postura de isolamento consiste na dicotomização, por vezes inconsciente, feita pelo docente entre saberes que deveriam existir em caráter interativo. Ao problematizar o ensino de língua que atua rompendo as relações entre significado/ significante, texto/cultura e texto/interlocutores, este artigo tem o objetivo de convidar professores e graduandos à reflexão da própria prática ou futura prática, e de postular, caso seja necessário, a conversão desses isolamentos em uma ótica de interdependência por meio de propostas de exercícios de aula. O conteúdo teórico embasado em proposições linguísticas fundamenta e justifica a defesa desse olhar interacionista, confirmando a negação feita quanto a essas perspectivas de isolamento.

Biografia do Autor

Rafael Italo Fernandes da Fonseca, Universidade Severino Sombra (USS)

Curso de Letras/Língua Portuguesa, Espanhola e Literaturas

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos