A aquisição da escrita em relação à instrução

uma abordagem neurodiscursiva

Autores

  • Marília Araújo Fernandes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maria Irma Hadler Coudry Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Neurolinguística Discursiva, patologização do ensino, aquisição da escrita

Resumo

Discute-se, neste texto, o fracasso escolar associado ao processo de patologização no ensino, tema que tem mobilizado educadores e profissionais da saúde. É a Neurolinguística Discursiva que permitirá aos professores novas leituras das patologias da linguagem, podendo observar em sua prática o processo de aquisição da escrita infantil, o qual pressupõe um “outro”** que participa efetivamente da instrução* dessa criança a partir do trabalho estabelecido pela e na linguagem. Nesse sentido, ao buscar indícios singulares durante a elaboração de escrita de uma criança que frequentou o Centro de Convivência de Linguagem na Universidade Estadual de Campinas, é feita uma revisão bibliográfica a fim de subsidiar uma breve análise dos dados encontrados.

 

* O termo instrução passou a ser adotado neste trabalho no lugar da palavra aprendizagem, conceito abordado por Vygotsky em seus estudos. A mudança terminológica se deu com a tese de Doutorado pela Universidade de Brasília, de Zoia Ribeiro Prestes. Para a autora instrução seria “uma atividade, no sentido definido por Marx em O capital, quando diz que o homem, utilizando instrumentos por meio do trabalho, muda a natureza externa e muda, com isso também, a sua própria natureza” (PRESTES, 2010, p. 188).

** Entende-se o “outro” como “interlocutor fisicamente presente ou representado e necessário ponto de referência para esse sujeito em constituição” (MAYRINK-SABINSON, 1997, p. 41).

Biografia do Autor

Marília Araújo Fernandes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Aluna de graduação do curso de Letras

Maria Irma Hadler Coudry, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos