A interação sociodiscursiva e o ensino de jovens e adultos
diálogos possíveis
Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, interacionismo sociodiscursivo, atividades pedagógicasResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é uma modalidade de ensino que necessita de novos estudos e insights para que o seu funcionamento seja, de fato, positivo e produtivo para os alunos. Esses jovens-adultos necessitam da criação de novas atividades didático-pedagógicas que estejam de acordo com a bagagem cognitiva desses sujeitos, (KOCK 1997, 2002), (re)construída por meio de interação face a face (GUIMARÃES; MACHADO; COUTINHO, 2007). Poucos sabem que boa parte do conhecimento linguístico desse público-alvo, reflete as práticas sociais exercidas durante as atividades cotidianas em várias esferas sociais. Logo, atividades escolares que estejam centradas nas postulações evidenciadas pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) seriam, de início, uma boa medida para a solução de vários problemas no ensino dessa modalidade.