A interação sociodiscursiva e o ensino de jovens e adultos

diálogos possíveis

Autores

  • Caio César Costa Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Geralda de Oliveira Santos Lima Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, interacionismo sociodiscursivo, atividades pedagógicas

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é uma modalidade de ensino que necessita de novos estudos e insights para que o seu funcionamento seja, de fato, positivo e produtivo para os alunos. Esses jovens-adultos necessitam da criação de novas atividades didático-pedagógicas que estejam de acordo com a bagagem cognitiva desses sujeitos, (KOCK 1997, 2002), (re)construída por meio de interação face a face (GUIMARÃES; MACHADO; COUTINHO, 2007). Poucos sabem que boa parte do conhecimento linguístico desse público-alvo, reflete as práticas sociais exercidas durante as atividades cotidianas em várias esferas sociais. Logo, atividades escolares que estejam centradas nas postulações evidenciadas pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) seriam, de início, uma boa medida para a solução de vários problemas no ensino dessa modalidade.

Biografia do Autor

Caio César Costa Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduando (e bolsista PIBIX) do Departamento de Letras Vernáculas

Geralda de Oliveira Santos Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora orientadora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos