Processos de deslocamento de sentidos em discursos políticos da instituição midiática Época

Autores

  • Camila Fernandes Braga Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • João Bôsco Cabral dos Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

discurso político, enunciação, ideologia

Resumo

Neste trabalho descrevemos como a instituição midiática Época produz sentidos no discurso político ao construir uma leitura sobre as candidaturas à Presidência da República de Marina Silva, Dilma Rousseff e José Serra, nas eleições de 2010. Partimos da hipótese de que essa instituição midiática se coloca no lugar discursivo das elites sociais para enunciar o discurso político e, ao se colocar nesse lugar, exerce uma tomada de posição que marca seu lugar de enunciação. Analisamos, assim, sequências discursivas referentes aos candidatos Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra. Nesta análise, tomamos como arcabouço teórico a Análise do Discurso de linha francesa, pois examinaremos como uma instituição midiática é capaz de constituir-se em determinada ideologia e quais são as condições de produção dos seus enunciados acerca das candidaturas.

Biografia do Autor

Camila Fernandes Braga, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Letras

João Bôsco Cabral dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor orientador

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos