Reflexões no ensino acerca das conjunções coordenativas

Autores

  • Cristiane Nascimento Rodrigues Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Daniela S. Guanais Costa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Luan Lee Hernandes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Natália Cristina Estevão Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rafael Borges Ribeiro dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

conjunções coordenativas, Interacionismo, ensino de Português

Resumo

O presente trabalho refere-se ao estudo das conjunções coordenativas, a partir da observação de dados coletados pela linguista Maria Helena de Moura Neves, juntamente com a análise de uma gramática do Português e de uma redação de um aluno de Ensino Fundamental. Procurou-se avaliar como as conjunções coordenativas aí aparecem, de modo a elaborar um plano de aula com exercícios que busquem obter uma aprendizagem melhor por parte dos alunos. Nesse sentido esperamos que a reflexão sobre a língua e seu funcionamento seja realizada numa perspectiva interacionista professor-aluno, e que esta seja capaz de perceber as relações de marcadores argumentativos em um texto. No caso particular, as relações entre as conjunções coordenativas*.

 

* Este trabalho foi desenvolvido no segundo semestre de 2009, durante a disciplina Sintaxe da Língua Portuguesa, ministrada pela Professora doutora Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.

Biografia do Autor

Cristiane Nascimento Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Alunos do 3º ano do curso de Letras Português e Espanhol ou Português e Inglês

Daniela S. Guanais Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Alunos do 3º ano do curso de Letras Português e Espanhol ou Português e Inglês

Luan Lee Hernandes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Alunos do 3º ano do curso de Letras Português e Espanhol ou Português e Inglês

Natália Cristina Estevão, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Alunos do 3º ano do curso de Letras Português e Espanhol ou Português e Inglês

Rafael Borges Ribeiro dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Alunos do 3º ano do curso de Letras Português e Espanhol ou Português e Inglês

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos