Reflexões no ensino acerca das conjunções coordenativas
Palavras-chave:
conjunções coordenativas, Interacionismo, ensino de PortuguêsResumo
O presente trabalho refere-se ao estudo das conjunções coordenativas, a partir da observação de dados coletados pela linguista Maria Helena de Moura Neves, juntamente com a análise de uma gramática do Português e de uma redação de um aluno de Ensino Fundamental. Procurou-se avaliar como as conjunções coordenativas aí aparecem, de modo a elaborar um plano de aula com exercícios que busquem obter uma aprendizagem melhor por parte dos alunos. Nesse sentido esperamos que a reflexão sobre a língua e seu funcionamento seja realizada numa perspectiva interacionista professor-aluno, e que esta seja capaz de perceber as relações de marcadores argumentativos em um texto. No caso particular, as relações entre as conjunções coordenativas*.
* Este trabalho foi desenvolvido no segundo semestre de 2009, durante a disciplina Sintaxe da Língua Portuguesa, ministrada pela Professora doutora Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale.