Produção de texto com base em gêneros do discurso

a proposta de uma coleção de material didático

Autores

  • Nágila Machado Pires dos Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Elisete Maria de Carvalho Mesquita Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

gênero discursivo, livro didático, ensino de produção de texto

Resumo

Os gêneros discursivos têm sido inseridos nos livros didáticos de Língua Portuguesa desde a década de 1990. Mas será que essa inserção está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e considera as mudanças conceituais e de abordagem desses objetos de ensino? Pensando em verificar como um dos materiais didáticos mais utilizados nas escolas da rede pública de Uberlândia/MG tem lidado com a produção com base em gêneros, fizemos uma análise das propostas de produção de gêneros da coleção Português Linguagens Ensino Médio, volume único, de Cereja e Magalhães (2003). Buscamos neste estudo entender o que significa optar pela perspectiva de ensino com base em gêneros para, a partir disso, elencarmos aspectos que nos parecem essenciais para este trabalho. Os dados mostraram que o trabalho na obra selecionada ainda não contempla aspectos essenciais para a apreensão dos gêneros, como as condições de produção e recepção e a função social.

Biografia do Autor

Nágila Machado Pires dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia

Elisete Maria de Carvalho Mesquita, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora orientadora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos