Produção de texto com base em gêneros do discurso
a proposta de uma coleção de material didático
Palavras-chave:
gênero discursivo, livro didático, ensino de produção de textoResumo
Os gêneros discursivos têm sido inseridos nos livros didáticos de Língua Portuguesa desde a década de 1990. Mas será que essa inserção está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e considera as mudanças conceituais e de abordagem desses objetos de ensino? Pensando em verificar como um dos materiais didáticos mais utilizados nas escolas da rede pública de Uberlândia/MG tem lidado com a produção com base em gêneros, fizemos uma análise das propostas de produção de gêneros da coleção Português Linguagens Ensino Médio, volume único, de Cereja e Magalhães (2003). Buscamos neste estudo entender o que significa optar pela perspectiva de ensino com base em gêneros para, a partir disso, elencarmos aspectos que nos parecem essenciais para este trabalho. Os dados mostraram que o trabalho na obra selecionada ainda não contempla aspectos essenciais para a apreensão dos gêneros, como as condições de produção e recepção e a função social.