Filhos da esperança
algumas tópicas do filme comparadas com o Apocalipse bíblico
Palavras-chave:
literatura e cinema, apocalipse, tópicaResumo
O fim do mundo como narrativa está presente em várias culturas e sociedades. A mais conhecida e influente representação acerca deste tema, ao menos para o ocidente, é o Apocalipse de João de Patmos. Essa influência criou diversas tópicas – como propostas por Barthes – que se encontram nas narrativas de término. Estas narrativas não encontram materialidade somente em textos de cunho religioso, mas também em textos e formas de expressão com as mais diversas finalidades, como o cinema. O presente trabalho aponta as tópicas (pós-) apocalípticas presentes no filme Filhos da Esperança. Tais tópicas são assim relidas e, portanto, ressignificadas. A fim de analisar tais modificações, aproximou-se o texto do Apocalipse à narrativa cinematográfica. Para tanto, utilizou-se aqui a noção proposta por Barthes e alguns conceitos específicos do texto bíblico (como, por exemplo, a noção de ausência de tempo em Jerusalém), bem como certos aspectos próprios da estrutura cinematográfica.