Coraline e o Mundo Secreto e a Representação do Imaginário

Autores

  • Alana Rodrigues Dantas Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Eduarda Lamanes Gomes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

imaginário, realidade, ficção, subjetivação e criança

Resumo

O ensaio que segue é uma análise da narrativa fílmica Coraline e o Mundo Secreto, película esta fruto de uma adaptação do romance infanto-juvenil Coraline, de Neil Gaiman, admiravelmente dirigida por Henry Selick, e que nos conta a história de Coraline, uma menina que se entrega à fabulação, criando para si um mundo secreto com o qual se relaciona direta e intimamente, materializando sua concepção de mundo “ideal”. Objetivamos com este ensaio estabelecer um paralelo entre as criações imaginárias infantis de Coraline e as suas reais necessidades. O presente trabalho se justifica pelo interesse em buscar compreender qual a importância das diversas manifestações artísticas para a formação do indivíduo e, por esse motivo, além de simplesmente elencar fatos relevantes do filme, buscamos associar essas ideias às necessidades infantis no que concerne à sua constituição como sujeito. E para tal utilizamo-nos de pesquisas bibliográficas, que pautaram nossas reflexões sobre o tema*.

 

* O trabalho foi elaborado durante a disciplina de Literatura Infanto-juvenil. Disciplina oferecida pela Universidade Federal de Uberlândia e ministrada pela Professora Dra. Juliana Santini durante o segundo semestre de 2009.

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos