A construção de identidades nas piadas de um livro didático
Palavras-chave:
piada, identidade, análise de discurso críticaResumo
Analisaremos neste artigo três piadas veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa de 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de investigar a construção de identidades socioculturais nos discursos desse gênero e se nele são perpetuados ou questionados estereótipos, preconceitos e discriminações. Adotaremos como subsídios teóricos os pressupostos da Análise de Discurso Crítica (Fairclough, trad., 2001 e 2003; Chouliaraki e Fairclough, 1999); estudos sobre identidade (Silva, 2000) e diferentes estudos sobre humor. Foi-nos possível perceber que as identidades que constituem o gênero piada no livro didático escolhido conduzem à construção de imagens estereotipadas e discriminatórias que, na ausência de um tratamento crítico e reflexivo, reforça a diferença e propaga práticas preconceituosas*.
* Este artigo foi desenvolvido no âmbito das atividades do Grupo de Pesquisa e Estudos de Análise do Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia e orientado pela Professora doutora Maria Aparecida Resende Ottoni. Ele foi produzido com base em um artigo dessa professora (OTTONI, 2006).