Estágio

um diálogo entre teoria e prática

Autores

  • Geisa Almeida Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Jamille Batista Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Nelci Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Stephanny Graff Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Marta Kurosaki Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

estágio, teoria, prática, formação, reflexão

Resumo

Na formação do professor, o estágio assume um papel imprescindível, visto que possibilita uma aproximação com a realidade escolar, daí a concepção do mesmo como a parte prática dos cursos de licenciatura por muito tempo afastado da teoria. Contudo, em outras concepções esta parte “prática” foi considerada como uma imitação de modelos tradicionalmente concebidos como bons ou como uma instrumentalização técnica, em que cabia ao professor saber aplicar técnicas em diferentes situações na sala de aula. Por outro, lado, a relação entre teoria e prática, pregada atualmente nas universidades, é apresentada numa visão dissociativa, com ênfase na teoria. E numa visão de unidade onde teoria e prática são indissociáveis. Assim, o estágio ou contrário do que se pregava não é uma atividade prática, mas, sim, uma ferramenta teórica e prática, transformadora da realidade. Porém, muitas vezes, por não compreenderem a realidade escolar, os estagiários acabam tentando modificá-la à luz das teorias estudadas. No entanto, nem sempre estas se encaixam a todas as realidades, daí a importância da pesquisa no estágio, pois por meio desta o graduando poderá conhecer melhor o contexto escolar no qual irá trabalhar e conhecer também seus problemas e poder por meio de projetos de intervenção mudar a realidade. Além disso, o estágio possibilita ainda ao estagiário o convívio com outros professores, coordenadores e diretores que contribuirão para a formação da sua identidade como professor, visto que esta se dá através da socialização, do convívio e de experiências vivenciadas.

Biografia do Autor

Geisa Almeida, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XVIII

Jamille Batista, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XVIII

Nelci Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XVIII

Stephanny Graff, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XVIII

Marta Kurosaki, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora orientadora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos